Acessibilidade: | A- | A+

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

A responsabilidade social da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí é uma ação permanente da Instituição em contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da comunidade na qual ela está inserida, utilizando como instrumentos o ensino, a iniciação científica e, principalmente, a extensão. O Programa de Responsabilidade Social devidamente regulamentado, cujos princípios fundamentam-se em ações que ultrapassem a perspectiva assistencialista, promovendo o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. O respeito às diversidades culturais e às demandas de cada sujeito social constituem meios que devem orientar a compreensão e o significado de cada ação proposta e executada pelos projetos vinculados ao programa.

Os objetivos do Programa de Responsabilidade Social são:

  1. Contribuir para a formação dos acadêmicos de forma que os mesmos se tornem cientes de sua responsabilidade social, em qualquer atividade profissional que estejam inseridos, além contribuir para parcerias e melhorias nos projetos desenvolvidos na comunidade;
  2. Difundir a responsabilidade social junto a docentes, discentes e demais colaboradores, e também junto à comunidade, e trabalhar de forma transversal responsabilidade social nos diversos cursos e disciplinas;
  3. Possibilitar ao acadêmico uma formação humanizada baseada na realidade através da atuação voluntária.

 

A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí possui um calendário anual de eventos abertos à comunidade que objetivam a melhoria das condições de vida da população bem como o desenvolvimento de uma cultura de inclusão e de empreendedorismo, visto que os objetivos e valores da instituição pautam-se nessa temática. Dentre os projetos desenvolvidos é possível destacar:

O Projeto Hagar é desenvolvido pelo curso de Psicologia e Enfermagem da Fatec em parceira com as secretarias municipais de saúde e assistência social de Ivaiporã, que tem como por objetivo acompanhar as mulheres no período de gestação a fim de promover um espaço de escuta e apoio a autoestima da mulher, com informações e preparação para a maternidade. Os encontros são semanais com duração de 1h são conduzidos pelos docentes, acadêmicos e profissionais convidados para ensinar e realizar o acolhimento e acompanhamento das gestantes participantes, sob supervisão dos coordenadores de curso responsáveis. É um espaço para as mães dialogarem sobre as preocupações e anseios da maternidade. Para os acadêmicos tem-se como objetivo prepará-los nas relações entre teoria e prática dos cursos que estão em formação.

O objetivo do trote solidário é promover a integração entre calouros e veteranos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Financeira e despertar nos estudantes o espírito de solidariedade e responsabilidade social, desenvolvendo práticas que os coloquem em contato com a sociedade e com os problemas sociais da cidade. Despertando aspectos da formação humanística que são essenciais para sua formação acadêmica e profissional.

O projeto da Campanha do Agasalho promovida pelo Sistema Fecomércio/Pr em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí. Desenvolve a sociabilidade por meio da doação ao próximo. A fim, de despertar o comportamento de responsabilidade social nos discentes e também cumprir a missão da IES, em estimular a assistência dos estudantes perante a comunidade de Ivaiporã e a Região do Vale do Ivaí. As peças arrecadadas são doadas para instituições sociais que atendem a população de em situação de vulnerabilidade, além do Brechó Solidário.

É o projeto da ECOFATEC da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí- FATEC, visa sensibilizar os acadêmicos e toda comunidade acadêmica a fazer o descarte correto dos resíduos eletrônicos, visando à construção de uma consciência ecologicamente correta na busca de uma melhor qualidade de vida. Neste ano de 2020 a temos a mobilização e a conscientização da comunidade sobre o cooperativismo, a importância do meio ambiente e o envolvimento do acadêmico no incentivo da economia e boa utilização dos recursos naturais.