NOTÍCIAS

7 MOTIVOS PARA ESTUDAR PSICOLOGIA
06/11/2018

7 MOTIVOS PARA ESTUDAR PSICOLOGIA

A Psicologia é uma das áreas mais interessantes a serem estudadas. Afinal de contas, esse é o campo de análise das mentes, das personalidades e, de maneira geral, dos comportamentos humanos. Durante cinco anos, o psicólogo desenvolve a capacidade de observar, diagnosticar, prevenir e curar doenças mentais, além de poder seguir como um pesquisador.

Você tem vontade de estudar Psicologia? Aqui, listamos sete motivos para escolher essa opção na inscrição do vestibular e falamos sobre a vida de um profissional formado na área. Vamos lá?

Ampla área de atuação 

Ficar sem opções de atuação no mercado de trabalho é um dos principais medos dos estudantes na hora de escolher um curso de graduação. Por isso, é muito interessante que o curso ofereça diferentes alternativas depois da formatura.

Na Psicologia, há essa possibilidade: depois dessa graduação, você pode se especializar e atuar em diferentes áreas, como:

  • Psicologia Clínica;

  • Psicologia Educacional;

  • Psicologia Esportiva;

  • Psicologia Hospitalar;

  • e Psicologia Jurídica.

Além disso, você pode trabalhar também com orientações vocacionais e recursos humanos.

Possibilidade de empreender

A Psicologia Clínica e as orientações vocacionais são dois campos de atuação dentro da Psicologia que permitem que você abra o seu próprio negócio. Essa é uma possibilidade incrível para os jovens que têm vontade de serem chefes, além de aprimorar e desenvolver as suas habilidades no ramo.

Os benefícios de ter seu negócio são inúmeros. Por exemplo: uma clínica própria te dá autonomia, flexibilidade de horários e a possibilidade de fazer toda a administração da forma que melhor funciona para você. Lembrando que, em tempos de crise, ser independente é fundamental para continuar crescendo e adquirindo sucesso na vida profissional.

Estudo de diversas áreas do conhecimento 

Estudar Psicologia significa muito mais do que simplesmente entrar na faculdade para entender, de vez, a mente humana.

Durante todo o seu processo de aprendizado (que jamais chegará a uma verdade absoluta, mas sim a inúmeras possibilidades de investigação), você terá que rever muitas matérias que estudou no colégio ? e isso é interessante, pois você aprofundar ainda mais o conhecimento que você adquiriu durante o seu percurso acadêmico.

Além de estudar Filosofia, História e Sociologia ? matérias ligadas à parte Humana ?, você também terá que lidar com Biologia, Química e até Matemática.

Esses tópicos são muito importantes durante a faculdade, principalmente porque você não vai estudar só a parte abstrata do pensamento humano mas também a física (afinal, pensamos e agimos de determinadas formas a partir de impulsos do nosso cérebro).

Necessidade de profissionais 

Não é que a Psicologia forme poucos profissionais. Na verdade, o curso está sendo cada vez mais procurado pelos estudantes. Essa necessidade surge porque há um crescente e paralelo aumento pela procura por psicólogos.

Atualmente, as pessoas perceberam a necessidade de estarem em constante acompanhamento psicológico durante a vida. Sendo assim, as profissões ligadas à Psicologia ? que já sofreram muito preconceito e eram consideradas ?coisa de gente doida? ? estão cada vez mais populares.

Isso significa que, hoje em dia, as pessoas entendem a importância de buscar um psicólogo mesmo que não estejam com um problema propriamente dito. O conhecimento que é adquirido com as consultas vale muito para que o ser humano aprenda mais sobre quem ele é e como ele funciona.

Combate ao aumento das doenças relacionadas à mente 

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, com o tempo cada vez mais curto e com as exigências impostas sobre nós crescendo pavorosamente. Nesse contento, muitas pessoas cedem à pressão e se entregam às complicações que a mente pode criar.

É por causa de tanta cobrança e de um ritmo tão acelerado que, muitas vezes, os indivíduos desenvolvem ansiedade, depressão e até mesmo distúrbios alimentares. Dessa forma, a necessidade de profissionais qualificados para lidar com essas questões se faz ainda mais urgente na época em que vivemos.

Ao cursar Psicologia, você deve ter em mente que não estará apenas fazendo um bom curso para a sua carreira mas também para ajudar as pessoas que passam por essas complicações.

Você poderá contribuir para uma sociedade muito mais saudável, controlada e tranquila ? além de desenvolver características que servirão muito bem para a sua vida como um todo, a exemplo da empatia.

Autoconhecimento

Ao estudar Psicologia, você passa a entender as outras pessoas ? e isso inclui você também. Ou seja, ao ingressar nessa graduação, você estuda o comportamento humano, entende-se de um jeito muito melhor e lida de forma mais satisfatória com as mais variadas situações do seu cotidiano.

Além disso, como já dissemos, o estudo para conseguir tratar melhor as pessoas agrega à sua personalidade características que são maravilhosas, como empatia, paciência, compreensão e muito mais.

De forma resumida, a Psicologia é um curso extremamente completo por ir muito além do seu currículo ? ele também vai fazer bem para você mesmo!

Opção de tornar-se pesquisador 

Já te falamos que estudar Psicologia implica em ter à sua disposição uma grande área de atuação, certo? Mas, caso você não se veja trabalhando em grandes empresas ou abrindo o seu próprio negócio, outra opção é se tornar um pesquisador.

O interessante é que, mesmo fora do mercado de trabalho, você também ganhará um bom salário e continuará com a possibilidade de escolha ? afinal, a sua pesquisa pode ser desenvolvida em inúmeras áreas e fazer a diferença na vida das pessoas e de toda a história da Psicologia.

Também é possível conciliar os estudos com o trabalho. Caso você não queira exercer apenas uma atividade, é possível conciliar a carreira acadêmica com a profissional (acredite, muitos psicólogos fazem isso!).

Viu só como estudar Psicologia é uma excelente opção para se formar como profissional e desenvolver uma série de habilidades especiais e muito importantes para a nossa sociedade?

Se você quer seguir esta incrível carreira, aproveite que e inscreva-se hoje mesmo no curso de Psicologia da Fatec Ivaiporã - Agende seu vestibular - http://www.fatecivaipora.com.br/cursos.php?id=11&t=psicologia

Texto original do artigo: http://blog.una.br/7-motivos-para-estudar-psicologia/

DESTAQUES