NOTÍCIAS

2º PERÍODO DE ENFERMAGEM DA FATEC PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE CONSELHOS E POLÍTICAS DE SAÚDE
19/10/2018

 2º PERÍODO DE ENFERMAGEM DA FATEC PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE CONSELHOS E POLÍTICAS DE SAÚDE

No dia 4 de outubro, na Faculdade de Tecnolo­gia do Vale do Ivaí, foi realizada a atividade: Roda de Conversa, sobre a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde. A atividade faz parte da disciplina de Saúde Coletiva, do 2º período do curso de Enfermagem, que abor­da e discute temas re­lacionados às políticas de saúde.

Participaram da roda de conversa a conselheira de saúde de Ivaiporã, Elizabeth Wilth; a secretária exe­cutiva do conselho de Ivaiporã, Janaína Barbosa; e o conselheiro e secretário municipal de saúde de Lidianópolis, Thiago Zanoni.

Na oportunidade, os participantes puderam discutir sobre o papel dos conselhos e dos conselheiros de saúde no município e região; responderam a pergun­tas formuladas pelos acadêmicos de enfer­magem, relacionadas a sua atuação, limitação para exercício do con­trole social, e como os seguimentos são representados.

Para a conselheira Eli­zabeth, que também é agente comunitária de saúde há 22 anos pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã, a experiên­cia é muito válida para aproximar e incentivar os acadêmicos a parti­ciparem dos conselhos de saúde de seus muni­cípios.

Enriquecendo a discus­são, as alunas Apare­cida Romão e Luciana P. dos Santos (5º perí­odo de Enfermagem) apresentaram aos aca­dêmicos o trabalho científico intitulado: A percepção dos conse­lheiros de saúde sobre sua atuação no contro­le social em um municí­pio da região central do Paraná.

DESTAQUES