NOTÍCIAS

CURSO DE ATLS É REALIZADO NA FATEC
20/07/2018

CURSO DE ATLS É REALIZADO NA FATEC

No dia 23 de junho, ocorreu nas dependências da Fatec ? Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, o curso de ATLS, ministrado pelo enfermeiro e professor do curso de Enfermagem da Fatec, Fernando

Sabino, e contou com a participação do médico urologista e membro da liga trauma na residência, Dr. Bruno Toninello.

O curso resultou na participação dos acadêmicos de Enfermagem da Fatec e profissionais na área da saúde.

O ATLS, sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida Avançado no Trauma, é um curso teórico-prático criado pela Sociedade Americana de Atendimento ao Politraumatizado, que visa padronizar as condutas no atendimento a vítimas graves.

O professor Fernando Sabino relatou que o curso de atualização em ATLS teve por objetivo a identificação precoce de sinais e sintomas dos pacientes politraumatizados, para um início imediato de intervenções específicas, aumentando as possibilidades de sobrevida do paciente. ?Eu espero que todos os profissionais de saúde tenham a possibilidade de realizar um curso como este, visto que capacitados pelo ATLS, os índices de morte por trauma serão menores?, frisou Fernando.

Para o médico Bruno Toninello, em situações de acidentes, catástrofes, atendimento a pacientes em estado crítico, os segundos são essenciais para salvar uma vida. As decisões da equipe que atende a vítima devem ser sincronizadas e baseadas em protocolos internacionais.

?Quanto mais pessoas familiarizadas e treinadas para este tipo de atendimento, maiores são as chances de sermos bem-sucedidos em salvar essas vítimas.

Parabenizo a Fatec e o enfermeiro Fernando Sabino pela organização o curso?, destacou Toninello, que ainda enfatizou a importância deste conhecimento ser disponibilizado ao maior número possível de profissionais da saúde.

DESTAQUES