NOTÍCIAS

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA FATEC VISITAM DEPARTAMENTO DE ANATOMIA HUMANA DA UEL
05/07/2018

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA FATEC VISITAM DEPARTAMENTO DE ANATOMIA HUMANA DA UEL

No mês de junho, os acadêmicos do curso de Enfermagem da FATEC realizaram visitas ao Laboratório e ao Museu de Anatomia e Histologia da UEL.

Foram duas visitas, uma no dia 05, com alunos do 3º e 4º períodos, e outra no dia 14, com os alunos do 1º período do curso.

A visita, que se enquadrou como um Projeto de Extensão da FATEC, contou com três momentos de extrema importância para o seu sucesso: no primeiro, os alunos receberam informações referentes à conduta durante o processo, incluindo questões éticas e questões gerais sobre o estudo da anatomia; no segundo momento, os alunos conheceram o Museu Didático Professor Carlos C. Branco, que conta com aproximadamente 5000 peças anatômicas conservadas através de diferentes processos, como taxidermia e fixação em formol, dentre as quais há órgãos de todos os sistemas do corpo humano e fetos com anomalias e mutações genéticas; por fim, os alunos participaram de uma exposição supervisionada por monitores do Departamento de Anatomia, onde conheceram os tanques de armazenamento dos corpos e as metodologias empregadas para aquisição e conservação dos mesmos; em seguida, os alunos puderam ter contato com diversos materiais anatômicos que se encontravam dispostos em bancadas para que fossem manuseados e explorados.

A aluna Laís Lendzion afirma que: Todo conhecimento que nos é proporcionado, torna-se um meio de estimular o envolvimento relacionado à área na qual cada indivíduo pretende atuar. As novas portas abertas pelas informações adquiridas são essenciais ao desempenho profissional e pessoal de cada um. Nesse caso, buscar conhecer o corpo humano em sua forma real, ou orgânica, certamente irá refletir de maneira positiva no exercício de nossas funções. É gratificante a oportunidade que nos foi dada, pois perceber o quão abrangente se faz o estudo anatômico dos seres e as suas dimensões são fatores de suma importância para que todos nós, estudantes, tenhamos um entendimento mais autêntico a respeito do ser humano.

A qualidade no ensino é uma das prioridades da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (FATEC), pertencente ao grupo Rhema Educação, e acreditamos que isso se dá, também, por meio da amplificação do conhecimento por práticas que favoreçam diferentes metodologias de ensino.

Afirma Camila Kwiatkoski Timoteo, professora de Anatomia do primeiro semestre do bacharelado em Enfermagem: O momento da visita foi extremamente enriquecedor para os alunos e para mim, pois eles puderam perceber que assimilaram boa parte do conteúdo, pois estavam familiarizados com tudo o que observamos. Eu, como professora, me senti extremamente orgulhosa e com a sensação de dever cumprido.

Para o coordenador do curso, Prof João Felipe Marques, a visita contempla as atividades necessárias à disciplina de anatomia, sendo uma oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos e também de revisar para os alunos que já concluíram esta disciplina alguns conteúdos.

DESTAQUES