NOTÍCIAS

CURSO DE AGRONEGÓCIO DA FATEC PARTICIPA DO CONCURSO DE QUEIJOS ARTESANAIS DO PARANÁ
25/05/2018

CURSO DE AGRONEGÓCIO DA FATEC PARTICIPA DO CONCURSO DE QUEIJOS ARTESANAIS DO PARANÁ

Com o tema: Valorizando a Tradição e a Cultura Alimentar da Agricultura Familiar, aconteceu no município de Pitanga, a 7ª etapa do Concurso e queijo artesanal, cujo o objetivo foi identificar e promover a produção de queijos artesanais na agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (curados), assim, contribuir para a agregação de valor por meio do desenvolvimento da agroindústria.

Alunos do curso de Agronegócio da Fatec participaram desse evento e também das oficinas realizadas no mesmo dia sobre: tecnologia da cura do queijo; produção de queijo artesanal; gastronomia com queijos artesanais e análises fisioquímicas para leite, salmoura e derivados para fabricação do queijo artesanal. Também aconteceram palestras como os trabalhos com as agroindústrias na região, com o médico veterinário Carlos Eduardo dos Santos, da Emater; processo da legislação estadual do queijo serrano em Santa Catarina, EPAGRI- SC; A articulação do projeto de Lei Estadual para queijos artesanais no Paraná, com a agrônoma da Emater Mary Stela Bischof.

Ao final, foram premiados os 3 primeiros colocados no concurso que participarão na etapa final, que vai acontecer no mês de julho, em Curitiba.

Para a aluna Dienifer Stefane Martins, o que mais gostei foi ter participado da oficina sobre as análises que acontecem com o leite e da sua importância para a qualidade do produto. Tive contato com produtores que fazem queijo artesanal e consegui entender as dificuldades que eles têm em produzir leite com qualidade.

A coordenadora do curso, Vitória Holzmann, disse que sempre possibilita oportunidades para que os alunos participem de eventos como esses, pois assim eles conseguem aprender na prática o que conhecem nas aulas teóricas.

DESTAQUES