NOTÍCIAS

FATEC E COLÉGIO BARBOSA FERRAZ REALIZAM SEMANA DE ENFERMAGEM
18/05/2018

FATEC E COLÉGIO BARBOSA FERRAZ REALIZAM SEMANA DE ENFERMAGEM

A Fatec Ivaiporã e o Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e apoio do laboratório Lacil, realizaram entre os dias 8 e 10 de maio, a 2º Enf Week, em comemoração à Semana Nacional de Enfermagem. Nos dois primeiros dias, o evento foi realizado no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã, com palestras que abordaram diversos temas. A mestre Edla Capelari, que é fisioterapeuta, falou sobre o tema: Espiritualidade, Ciência e Saúde; a enfermeira Marli Tassi fez uma explanação sobre o novo Código de Ética da Enfermagem; o enfermeiro Rubens Bressanin, regulador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Ivaiporã (Samu), fez uma explanação sobre os procedimentos de urgência e emergência. A última palestra ficou a cargo da Regional de Saúde, que apresentou os indicadores de mortalidade materna e infantil da região, mostrando como a região central saiu de altos índices de mortalidade, para um dos mais baixos do Paraná.

O tema da Enf Week é o mesmo usado em todo o Brasil: Uma Voz para Liderar, a Saúde é um Direito Humano.

João Felipe, coordenador do curso de Enfermagem destacou: Este evento serviu para comemorar a semana da enfermagem, que é uma profissão muito importante dentro do sistema de saúde e que, nesse ano, teve a nível nacional o slogan no sentido de reforçar a enfermagem como uma profissão fundamental.

O evento foi encerrado com minicursos, realizados na sede da Fatec, que abordaram temas como sinais vitais, estratificação de gestante, apoio psicossocial, saúde ambiental e saúde única.

Para o coordenador, o curso de enfermagem tem alcançado os objetivos e, a partir do próximo semestre, os alunos já iniciam a fase de estágio e, com isso, a Fatec deve reforçar suas parcerias com as instituições e com a comunidade.

A abertura contou com a presença da representante da 22ª Regional de Saúde, Carolina Fávaro; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Barbosa; do coordenador do curso, João Felipe Marques.

A coordenadora do curso de técnico em enfermagem do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, Natalia Dilio, comentou que a parceria com a Fatec é muito boa para a realização da semana, sendo que esta é a quinta vez que o colégio realiza a ação e a segunda em parceria com a instituição e ensino superior.

Para ela, a abertura do curso de Enfermagem da Fatec abriu uma nova perspectiva para os técnicos de enfermagem, que podem subir na carreira.

Comentou: Já temos técnicos de enfermagem formados pelo Barbosa Ferraz e que estão trabalhando nos hospitais e fazendo a graduação, o que podemos dizer é que temos dois cursos bem representados por duas instituições no município.

Ela ressaltou que Ivaiporã, sendo referência na saúde da região, tem um bom campo de trabalho para os técnicos e enfermeiros. Além de dois hospitais importantes, que são o Instituto de Saúde Bom Jesus e o Hospital e Maternidade Ivaiporã, o município ainda terá em breve o Hospital Regional, que vai abrir um novo campo de trabalho.

DESTAQUES