NOTÍCIAS

CONHEÇA OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
01/02/2018

 CONHEÇA OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

 

CONHEÇA OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

 

Ao falar da atuação do pro­fissional de Psicologia, a pri­meira ideia que temos é uma pessoa na clínica, escutando seu paciente no divã. Uma cena clássica de novelas e fil­mes.

 Contudo, é só na clínica que o psicólogo atua? Não.

 ?Eu sempre digo que onde há uma pessoa, o psicólogo já é necessário?, afirma a co­ordenadora do curso de Psi­cologia da Fatec, Andressa dos Santos.

O foco de estudo da Psicologia é o ser huma­no, seu comportamento e os processos mentais que o constitui.

O psicólogo é bem-vindo em todos os locais em que existam pessoas para ajudar.

 A psicologia possui, assim, um vasto campo de atuação, como por exemplo: psicologia escolar, educacio­nal, psicologia da saúde, or­ganizacional e do trabalho, na área jurídica, na área do esporte, na área social, na psicologia comunitária, na psicologia do trânsito, área ambiental, além de realizar orientação profissional, ava­liações psicológicas, com­portamento do consumidor, a docência, neuropsicologia, e é claro, na clínica.

 Nessa reportagem abordaremos al­gumas das áreas de atuação.

Nota-se a diversidade de áreas de trabalho do psicó­logo, entretanto, cada área haverá uma especificidade como o profissional irá de­sempenhar sua função.

 A avaliação psicológica faz parte do processo de diag­nóstico e avalição em várias áreas de atuação. A avalia­ção psicológica analisa os fenômenos psicológicos de modo dinâmico, para obter e correlacionar informações sobre uma pessoa ou um grupo. A psicologia educa­cional volta-se para o estu­do do ensino e processos de aprendizagem.

 Sendo dife­rente da psicologia escolar, que é dedicada ao acon­selhamento de alunos que têm problemas acadêmicos ou emocionais, auxiliando e dando suporte ao professor em sala de aula para que o aluno tenha a oportunidade de se desenvolver e apren­der.

 A psicologia organiza­cional e do trabalho utiliza­-se das técnicas psicológicas para recrutar e selecionar pessoas, desenvolver com capacitações e avaliações de desempenho, trazendo melhorias e qualidade no ambiente de trabalho.

 A psicologia jurídica atua no âmbito da justiça, cola­borando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos huma­nos, avaliação psicológica, prevenção e combate à vio­lência, bem como auxilia no processo de laudos psicoló­gicos em relação a testemu­nhas e, ainda, acompanha os processos de adoção e guarda de filhos.

A psico­logia do esporte dedica-se ao auxílio de atletas para que atinjam seu máximo rendimento e desempenho, tenham foco e aprendam a lidar com ansiedade, medo, frustrações; bem como auxi­lia no trabalho em equipe e os técnicos e comissões téc­nicas.

Por fim, temos a área da docência, em que, o psi­cólogo escolhe atuar na for­mação, desenvolvimento e preparação dos acadêmicos para suas profissões.

A prá­tica da psicologia permite a aplicação dos conhecimen­tos das diversas linhas te­óricas para solucionar pro­blemas, buscar a qualidade de vida física e psicológica, bem como promover o de­senvolvimento humano em todas suas potencialidades.

 

 

DESTAQUES