NOTÍCIAS

O PROFISSIONAL ENFERMEIRO E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.
29/01/2018

O PROFISSIONAL ENFERMEIRO E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.

FATEC NEWS!!!

O PROFISSIONAL ENFERMEIRO E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.

 

Nos últimos anos, o perfil do profissional bacharel em enferma­gem tem se modificado, abrangendo outras fun­ções e ampliando seu escopo de atuação. De maneira geral, o senso comum ainda enxerga o profissional enfermeiro restrito à atuação em serviços hospitalares, no entanto, apesar de ainda ser um potencial campo de atividade pro­fissional, não é o único.

No ambiente hospitalar, o profissional enfermei­ro atua na área de ge­rência e assistência de enfermagem nos mais variados setores, de­pendendo da complexi­dade das instituições.

Na área de gerência dos serviços, o enfermeiro pode atuar na coorde­nação geral da unida­de, na chefia do núcleo de epidemiologia, nú­cleo de segurança do paciente, na comissão de controle de infecção hospitalar, no núcleo de educação permanente, entre outros.

 Na área assistência, assume a responsabilidade das ações da equipe de en­fermagem sob sua su­pervisão nas clínicas médica e cirúrgicas, pediatria, obstetrícia, nefrologia, centro ci­rúrgico, cuidados in­termediários, cuidados intensivos, urgência e emergência.

 Na prática assistencial, o profissional é peça fundamental para as equipes de atendimento pré-hospitalar, atuando no resgate e manuten­ção da vida até a che­gada à unidade de aten­dimento.

Neste caso, exerce suas atividades em ambulâncias de su­porte básico e avança­do, e ainda, em equipes de suporte aéreo.

Pode também realizar atendimentos domicilia­res, por meio de progra­mas específicos de ins­tituições hospitalares, como em cuidados pa­liativos, na supervisão de procedimentos de enfermagem em geral, na realização de curati­vos especiais, no auxílio à amamentação, entre tantos outros.

Cabendo, portanto, ao profissional, no exercí­cio de sua função, rea­lizar diagnóstico e pres­crição de enfermagem, com vistas à elaboração da sistematização da as­sistência individualiza­da e organizada a partir de todos os fatores en­volvidos no processo do cuidado.

Quer saber mais sobre a profissão do bacharel em enfermagem? Fique de olho nas próximas matérias da Fatec de atuação do enfermeiro.

DESTAQUES