NOTÍCIAS

FATEC REALIZA PALESTRA EM PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
15/01/2018

 FATEC REALIZA PALESTRA EM PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

FATEC NEWS!

 FATEC REALIZA PALESTRA EM PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Tantos episódios de bullying têm sido descritos e apresentados pela mídia. Histórias de pessoas que sofreram agressões e insultos que num determinado momento tomam uma atitude extrema e chocam a sociedade. Mas e aí, o que é bullying?

O Bullying é um fenômeno que se caracteriza por atos de violência física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas. 

Os atos de agressividade entre pares; comportamento agressivo, maldoso, intencional e persistente e desequilíbrio de poder entre o bully e a vítima são descrições de comportamentos do quadro de bullying. Desde 2016, a Lei nº 13.185 entrou em vigor classificando o episódio de bullying como crime. 

O bullying pode ser caracterizado por 4 tipos: físico, verbal, relacional e cyberbullying ou bullyingdigital. Esse fenômeno é recorrente no meio de adolescentes e jovens, sendo que cabe aos órgãos de acolhimento e ensino a conscientização e informação sobre esses episódios.

Dado o cenário atual e as relações sociais da juventude, o curso de Psicologia da FATEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, no dia 24 de novembro de 2017, o PsicoComunidade: Bullying, brincadeira ou agressão? 

A palestra teve como público jovens e adolescentes que frequentam em contra turno o Centro da Juventude. 

O principal objetivo da palestra era conscientizar e informar os jovens e adolescentes sobre esse quadro.

A coordenadora do Centro da Juventude, Flávia Cristina Graef Kuss, declarou o quanto é importante abordar essa temática, afirmou que ?O bullying é uma ?brincadeira? na qual apenas uma das partes se diverte, enquanto a outra sofre. 

A palestra foi de suma importância aos alunos do Centro da Juventude, onde todos tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o tema de forma dinâmica?. 

O acadêmico de psicologia Diego de Gasperi Alves contribuiu para a palestra, comentando sobre os sentimentos e atitudes da vítima de bullying. 

A coordenadora do curso de Psicologia e palestrante, Andressa dos Santos, apontou que o bullying é um assunto que deve ser trazido para o dia a dia dos adolescentes e jovens, proporcionando um espaço de escuta, acolhimento e segurança, para que eles tenham a liberdade de falar sobre o que acontece, para que assim sejam minimizados os episódios mais agudos.

DESTAQUES