NOTÍCIAS

ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DA FATEC REALIZAM VISITA TÉCNICA AO CAPS DE IVAIPORÃ!
29/11/2017

ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DA FATEC REALIZAM VISITA TÉCNICA AO CAPS DE IVAIPORÃ!

FATEC NEWS!

Um dos locais de atuação do psicólogo é no atendimento psicossocial, em que o profissional estará junto com uma equipe de profissionais,

trazendo o paciente para a reinserção na sociedade e suporte psicológico para enfrentar os desafios do dia a dia nessa readaptação. 

A partir dessa compreensão, o curso de Psicologia da Fatec proporcionou aos acadêmicos do curso a visita técnica ao CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial Nova Vida de Ivaiporã. 

A visita aconteceu no dia 10 de novembro, e os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do local e conversar com a equipe de profissionais para sanar as dúvidas e conhecer mais da atuação de cada um. O objetivo da visita técnica é que os acadêmicos possam conhecer como o trabalho de cada profissional da equipe é desenvolvido, ter conhecimento sobre o trabalho das equipes multidisciplinares, bem como saber sobre o público que é assistido por esses profissionais.

O CAPS Nova Vida conta com uma equipe formada por psicólogos, enfermeiro, técnico em enfermagem, médico, pedagogo, profissionais de artesanato e voluntários, que atendem pessoas que precisam da reinserção na sociedade, de Ivaiporã e as cidades da região do Vale do Ivaí. O CAPS proporciona um programa de atendimento, onde indivíduo é assistido pelos profissionais da saúde de modo regular, além disso, são disponibilizadas atividades para o paciente realizar, em diversas oficinas ofertadas pelo centro. 

A pedagoga Renata Alves Garcia, que atua no CAPS desde seu início, comenta que as oficinas de artesanato contribuem para a aprendizagem dos pacientes e para auxiliá- -los a ter novas perspectivas de vida. Atualmente, o CAPS Nova Vida está sobre a coordenação da psicóloga Daltiane Taborda Gregório, que declarou que é de suma importância os acadêmicos terem contato com a realidade de atuação do psicólogo no centro de atendimento psicossocial, e também conhecer a forma de trabalho multidisciplinar. 

Ela afirmou, ainda, que o CAPS está de portas abertas para que os acadêmicos venham enriquecer sua formação profissional. 

A acadêmica Marlene Toledo afirmou ter ficado encantada com o trabalho e sobre a importância de cada profissional estar atendo ao indivíduo assistido. A coordenadora do curso de Psicologia, Andressa dos Santos, que acompanhou os alunos na visita técnica,

alegou que ?muitos psicólogos saem das faculdades sem conhecimento da realidade de atuação do psicólogo em locais como esse. 

É de suma importância que o acadêmico conheça a realidade e como poderá atuar em locais de atendimento e reinserção do indivíduo na sociedade. Não basta, apenas, ter a teoria, o acadêmico tem que conhecer sobre a prática e possíveis locais em que irá trabalhar após a conclusão de sua graduação?, finaliza.

DESTAQUES